Ads Top

Smiley face

E assim foi o 1o Encontro Sherlockian no Rio de Janeiro

Depois de uma semana fria e chuvosa, o sol voltou a brilhar no Rio de Janeiro. Justamente no domingo, dia 30 de setembro, quando aconteceria o primeiro Encontro Sherlockian promovido pelo nosso grupo. A ideia nasceu de um tweet: pouco mais de um mês após blog, página e twitter entrarem no ar, recebemos uma mensagem em português da Laurence Deloison, informando ser do Le Cercle Holmésien de Paris e dizendo que viria ao Brasil no final do ano e gostaria de conhecer os Sherlockianos daqui. Foi então que começamos uma movimentação para nós mesmos sabermos quem eram os "sherlockianos brasileiros", geralmente tão dispersos, e conhecermos de perto os fãs da série da BBC - nossos potenciais leitores - quando muitos ainda mal sabiam da existência do nosso grupo, tão recente que era. 

Enquanto ganhávamos público, fomos conhecendo ótimas pessoas, tão apaixonadas por Sherlock quanto a gente, tão dispostas a ajudar a página, colaborar com o encontro, fazer novos amigos. E sentimos que fizemos. Consideramos nossos leitores - principalmente aqueles mais fieis, que curtiram a página quando não havia nem 20 pessoas; que seguem, compartilham, comentam, retuitam, participam, sugerem, criticam - nossos amigos e poder ver pessoalmente alguns destes rostos se divertindo com a gente foi o que tornou o nosso fim de tarde tão especial. Fizemos também amigos internacionais, os franceses do @LeCercleHolmes que durante a estadia de Laurence no Brasil compartilharam várias informações e curiosidades entre as relações do Brasil com Sherlock Holmes e Conan Doyle em sua página e no seu blog (com quadrinhos imperdíves!) - e não podemos nos esquecer que, no processo, fizemos amizade com outros grupos de Sherlock pelo mundo, onde além da camaradagem entre páginas, realizamos um grande jogo online e começamos um projeto internacional de entrevistas com as pessoas diretamente envolvidas com Sherlock (a primeira, com o autor Joe Lidster, você pode ler aqui), que continua e a intenção é que chegue em pessoas cada vez mais quentes! Por fim, conseguimos o apoio oficial da produtora Hartswood Films, que não apenas passou a nos seguir no Twitter, como enviou uma foto autografada pessoalmente por Martin Freeman e Benedict Cumberbatch e uma cartinha desejando tudo de melhor para o nosso evento.



E assim, conseguimos realizar nosso primeiro encontro sem grandes contratempos. Começamos com alguns minutos de atraso e algumas pessoas já estavam chegando enquanto ainda aprontávamos a pequena exposição com as fanarts inscritas no nosso concurso. Assim que chegavam, os participantes recebiam um número para sorteio e eram instruídos a escrever a resposta para a pergunta: "Se você fosse John Watson, como reagiria ao reencontrar Sherlock?", concorrendo a um livro "A Casa da Seda", da editora Zahar.



Como prometido, passamos "O Grande Jogo" e em seguida fizemos uma pergunta surpresa sobre o episódio, que era: "Qual o nome do assassino de Andrew West?". A resposta correta foi respondida por , que preferiu não ter seu nome divulgado. Ela recebeu uma revista promocional da segunda temporada de Sherlock que fora distribuída para a imprensa durante screening na França.



A apresentação ficou por conta de Daniele Ribeiro, que em seguida animou o nosso Quiz, onde os participantes puderam se dividir em grupos de até cinco pessoas para responder a 15 perguntas. Houve empate entre dois grupos e após uma rodada de três perguntas, o grupo intitulado "Grupo da Menina Sem Nome" venceu, faturando cada uma um livro da L&PM Editores com dois contos de Sherlock Holmes + um marcador personalizado da Inverse Craft.

Em seguida, fizemos um mini-quiz com o grupo vencedor e a vencedora levou pra casa o primeiro volume do quadrinho francês Le Quatre de Baker Street - histórias com os Irregulares de Baker Street, os meninos de rua que auxiliam Sherlock Holmes em alguns de seus casos no cânone.


Após o Quiz, rolou uma rodada de perguntas valendo livrinhos L&PM. Veja alguns dos vencedores:


Com a chegada de Laurence, iniciamos o nosso bate-papo. Ela contou sobre a sua participação em grupos Holmesianos na Europa, sobre a relação dos Sherlockianos europeus com o cânone e as novas adaptações e segundo Laurence, até os mais antigos membros se divertem com séries como Sherlock e os filmes com Robert Downey Jr. e estão muito satisfeitos com o grande interesse atual em resgatar as aventuras de Holmes, que lêem as histórias originais e se tornam fãs. Laurence contou também sobre a rotina do Le Cercle e sobre sua participação no jantar deste ano da Sherlock Holmes Society em Londres, que contou com Mark Gatiss ("um fofo, muito simpático") e Steven Moffat ("ele é um pouco mais sério") como convidados de honra. E ainda respondeu a várias perguntas (principalmente sobre o livro de Jô Soares, "O Xangô de Baker Street) e deu sua opinião sobre as várias referências e adaptações de Sherlock Holmes.


Em seguida, o público escolheu a vencedora do concurso de frases. Com a resposta, "Eu diria: "E você ainda não trouxe o leite e feijões.", Adriana Agresta recebeu seu segundo prêmio da noite.

 

Entre os cosplayers, tínhamos o "Jim do TI" ou "Gay Jim", a Joan Watson e a Lady Mycroft. E foi Thayna Linhares com seu Watson a escolhida do público, levando um box com a primeira temporada completa de Sherlock.


Como a noite já estava avançando, não pudemos realizar a partida de Scotland Yard, então sorteamos todos os prêmios seguintes e divulgamos os nomes das vencedoras dos concursos de Fanfic & Fanart:  

Com 228 votos no fechamento da enquete, a vencedora foi a fanart de Eloanne Cerqueira Santos retratando Sherlock e Mycroft adultos e crianças (como pirata e como o 4th Doutor). Veja a arte original e as outras participantes na nossa galeria (aqui).


Com 721 votos no fechamento da enquete, a fanfic vencedora foi "Hero", de Ada Kaline Aragão (Leia aqui). Como não estariam no evento, ambas já foram contatas e irão receber seus boxes de Sherlock em casa.

Alguns vencedores dos sorteios:


Os participantes ainda puderam comprar camisetas no mini-stand da Isengard Store e, no final do evento, alguns pegaram as fanarts no varal e levaram pra casa. O Le Cercle Holmésien ainda mandou uma camiseta personalizada para a gente!


Fechando o evento, nos reunimos para uma foto em apoio à campanha "Save Undershaw", que procura levantar fundos pra manter intacta a casa onde Sir Arthur Conan Doyle escreveu "O Cão dos Baskervilles" (e todos as histórias posteriores), trazendo Sherlock Holmes de volta. Para quem, não sabe, a casa está ameaçada de demolição e uma briga judicial está em curso, tendo a Undershaw Preservation Trust vencido até o momento. Você pode acompanhar através da página no Facebook ou no Twitter:  


Com esse primeiro encontro, pudemos nos apresentar aos nossos leitores, saber o que funciona e o que não funciona e nos preparar para fazer futuros encontros cada vez melhores. Para o lançamento em DVD da Segunda Temporada, em Novembro, pretendemos fazer um encontro informal em um lugar aberto para podermos bater-papo e jogar jogos. Já vai se preparando!

Se quiser ver todas as fotos do evento vá em nossa galeria aqui ou na página do Le Cercle aqui. Aproveitamos também a ocasião para dar as boas vindas à Valéria Oliveira, nossa nova integrante!


Valéria Oliveira, Renata Arruda, Laurence Deloison, Daniele Ribeiro

Se quiser ver todas as fotos do evento vá em nossa galeria aqui ou na página do Le Cercle aqui.

Os nossos agradecimentos a todos que participaram e apoiaram! Até a próxima!


Update: No dia 13/10/2012 alguns fãs de São Paulo resolveram se reunir para um encontro informal, com direito a esse belo par de cosplays de Sherlock e Irene! Para ver mas fotos, clique aqui.
Foto: Laura Medina

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.